No dia 09 de Novembro de 2010, os alunos do Ensino Médio Noturno da E.E. Octacílio de Carvalho Lopes visitaram a Sala São Paulo. Com exceção de três ou quatro alunos que tem contato com a música e tocam algum instrumento, a maioria assistia uma orquestra pela primeira vez. A Orquestra Sinfônica de Heliópolis fez um “show” para aqueles que não conheciam uma orquestra, explicaram sobre as músicas que apresentaram, tocaram e (literalmente) dançaram. Tornaram a apresentação que para muitos seria algum regrado e estático em uma apresentação lúdica e inovadora.
Particularmente, em todas as visitações fico preocupada com a forma como os educandos vão se portar no local, mas não tive problema algum. As conversas que surgiam estavam ligadas às sensações de primeira experiência do aluno (eu não poderia pedir para que não comentassem ou suspirassem), notei que os alunos de nossa escola não ficaram “inquietos” ou “impacientes”, mesmo com composições mais longas, o que me levou a crer que alcancei algo neles e algum conhecimento estava sendo refletido ali. Quando reparei em um dos alunos, que mexia a cadeira incessantemente durante o “Mourão” de Guerra-Peixe, pensei em alertá-lo... quando percebi, que seus movimentos acompanhavam o ritmo e os gestos do regente. Isso é grandioso e traz um retorno do meu trabalho, pois sei que mais uma pessoa conheceu algo diferente do cotidiano dela e que vai querer saber mais e buscar conhecimentos por conta própria.
Aproveito para reclamar que as opiniões de insatisfação de outra escola atrapalhou a apresentação, mas não cabia à nós reclamarmos... aparentou que os alunos que estavam atrás de nós foram lá por obrigação.
Nossa escola recebeu autorização dos seguranças para tirarmos fotografias antes do espetáculo (É claro que eu aproveitei também) e espero que os alunos passem para nós as imagens. Segue algumas delas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário